Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 19 de março de 2015

Dendrobium purpureum Roxb., Fl. Ind. ed. 1832, 3: 484 (1832).

Originário das Ilhas Molucas, Nova Guiné, Sulawesi, Fiji e Vanuatu, o Dendrobium purpureum é planta de médio a grande porte, podendo apresentar pseudobulbos com até 1,5 m de comprimento (em geral de 50 cm a 1 m), epífita, com folhas decíduas de 9 a 13 cm de comprimento por 1,5 a 2,5 cm de largura, dispostas em ambos os lados do pseudobulbo. A inflorescência pode conter até 60 flores, com 1,2 a 20 mm, geralmente nos pseudobulbos maduros e portanto sem folhas, formando um cachoo compacto (um "tufo"). As flores que duram algumas semanas,  podem apresentar coloração variada: rosa, rosa e branca, branca ou branca e verde. Faz parte da Seção Pedilonum e possui 2 sub-espécies: Dendrobium purpureum subsp purpureum e Dendrobium purpureum subsp candidulum, que podem ser separados pelo tamanho e forma do labelo (menor na subsp candidulum).
As fotos que ilustram a postagem, são de uma planta de forma alba, mais frequentes em nosso meio que a forma tipo, após uma sementeira realizada pelo Orquidário Colibri,   que resultou em plantas de crescimento vigoroso e muito floríferas.
Uma curiosidade é o uso medicinal da planta, que após macerada é utilizada na Malásia para tratamento de inúmeras lesões cutâneas, como por exemplo os furúnculos.





Nenhum comentário: