Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Círculo Rioclarense de Orquidófilos - Homenagem aos 60 anos de história

Em 2014 o Círculo Rioclarense de Orquidófilos, comemora 60 anos de vida e realiza entre os dias 27 e 29 de junho, sua 70ª Exposição. Como nos últimos anos, o evento acontecerá no Colégio Claretiano, localizado na Av. Santo Antonio Maria Claret, nº 1724, Rio Claro-SP. Quem já participou alguma vez, não perde o evento por nada, quem nunca foi, esta é a oportunidade"
Coincidentemente, estava folheando a revista ORQUÍDEA, volume 18, número 5, de setembro-outubro de 1956, quando encontrei um artigo, sobre a V Exposição Municipal de Orquídeas de Rio Claro, com texto e fotos que transcrevo na íntegra (vale o registro histórico):

"Vª Exposição Municipal de Orquídeas de Rio Claro

     O Círculo Rioclarense de Orquidófilos, fez realizar nos dias 26, 27 e 28 de agosto, próximo passado, na "Galeria Scarfa", a sua 5ª Exposição de Orquídeas, em homenagem ao jornal "Diário de Rio Claro", data em que o mesmo completou 70 anos de fundação.
      Foi convidada para proceder a abertura da exposição, a Sra. Cecy David Teixeira, redatora do referido jornal.
     Estavam presentes, também o Sr. Argemiro Roffling, vice-prefeito, e os orquidófilos locais.
     No dia 26, às 20hs, deu-se a abertura, momento em que um número apreciável de visitantes estava a espera, na porta do recinto.
     Durante os dias seguintes, como vem sucedendo em todas as exposições realizadas em Rio Claro, a frequência foi enorme, formando em certas horas, filas de admiradores aguardando a sua vez, mostrando assim, aos Rioclarenses, quanto admiram estas flores maravilhosas, que são as orquídeas.
     Não houve distribuição de prêmios na 5ª Exposição de Rio Claro, mas diversas plantas despertaram uma atenção particular aos visitantes, destacando-se, entre elas, as seguintes: um belo exemplar de Cattleya intermédia alba plena do Sr Luys Wemut, com 32 flores abertas simultaneamente; uma Cattleya loddigesii, variedade alba plena, do Sr Nelson Leonardo, presidente do Círculo Rioclarense de Orquidófilos; uma LC Golden Charm x C. White Empress, de um magnífico amarelo de propriedade dos Srs. Stivali e Wenzel; duas plantas de Cattleya Gatton Ruby x Cattleya intermédia Aquinii, com bela armação e perfeitamente aquinadas, também dos Srs. Stivali e Wenzel e uma Brasso Mrs. Leenaner, do Sr. Getúlio Bono.
     O que mais encantava no entanto, era a floração total dos Dendrobiums nobile,  que os orquidófilos de Rio Claro possuem e cultivam em enormes vasos. Reluzia, igualmente o amarelo ouro dos Dendrobiums fimbriatum.
     Muitas Cattleyas intermedia e suas variedades e muitas Cattleyas loddigesii embelezavam o recinto da Exposição, indo do branco puro, através do lilás claro, ao roxo intenso.
     Assim, o Círculo Rioclarense de Orquidófilos, prestando uma justa homenagem a um dos jornais mais velhos do interior de São Paulo, deu ensejo, ao mesmo tempo, aos Rioclarenses. de admirarem a mais admirada das flores.
(do Sr João Stivali, nosso correspondente em Rio Claro)"







Nenhum comentário: