Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 27 de maio de 2014

CAOB, uma caixinha de surpresas!

Cattleya walkeriana coerulea "Sofia Barboza Cavasini"
Há poucos dias postei um artigo, criticando a nossa Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil - CAOB, que incluiu em seu ranking de melhores calouros do ano, a Dra Priscila C. Fonseca, famosa colecionadora filiada a Associação Orquidófila de São Paulo - AOSP. Veja detalhes em:
Quem a CAOB premia como calouro?
Quando questionei a CAOB, a explicação dada, foi que a Dra Priscila, inscreveu-se neste ano, como associada da Sociedade Bandeirantes e que nesta entidade ela era caloura! Lembro que o ranking de calouros foi criado para estimular a participação de novos expositores, que teriam poucas chances se disputassem com experientes orquidófilos. Para minha surpresa, neste final de semana, surgiu um novo e inesperado membro no ranking de calouros. Isto aconteceu porque os conhecidos irmãos André e Alcides Cavasini, talvez os mais importantes colecionadores de Cattleya walkeriana do Brasil, deixaram de participar com seus nomes e passaram a participar com o nome de Orquídeas  Cavasini. Em São Joaquim da Barra eles participaram com 16 plantas, totalizando 102 pontos e média de 6,38. Na primeira exposição que participaram, já conquistaram o 7º lugar no ranking anual de calouros!
Como consta em seu próprio site, eles iniciaram sua coleção em 1988 e agora abrem um orquidário comercial, após formarem uma das melhores coleções do mundo, de C. walkeriana, C. nobilior, além de outras espécies.Será esta a definição de calouros? Agora os calouros enfrentam orquidários comerciais além de orquidófilos experientes! Confira o ranking da CAOB abaixo.
Para não perder a viagem, acesse o site do Orquidário Cavasini e veja algumas das melhores plantas de sua vida (muitas homenageando membros da família Cavasini - vide foto acima).
http://orchidbrazil.com.br/

RANKING DE CALOUROS (27/05/14)
- BRENO FURLAN BUENO (RIBEIRÃO PRETO-SP) (293 pontos) (72 plantas) (12 exposições) (4,07 média)
- ELIANI AP. DALOIA RITZ (PIRAJUÍ-SP) (253 pontos) (64 plantas) (5 exposições) (3,95 média)
- PATRICIA BREDA CABRINE (RIO CLARO-SP) (231 pontos) (59 plantas) (11 exposições) (3,92 média)
- RINALDO B IGNACIO E VALÉRIA M FRANCISCATTO (AMÉRICO BRASILIENSE-SP) (185 pontos) (56 plantas) (3 exposições) (3,3 média)
- Edmar do Vale Mendes (PIRES DO RIO-GO) (183 pontos) (50 plantas) (2 exposições) (3,66 média)
- JOSÉ MARIA DE ALMEIDA (PINDAMONHANGABA-SP) (126 pontos) (28 plantas) (2 exposições) (4,5 média)
7º - Orquídeas Cavasini (ORLÂNDIA-SP) (102 pontos) (16 plantas) (1 exposições) (6,38 média)
- ANTONIO CARLOS BORGES (MOGI GUAÇU-SP) (99 pontos) (25 plantas) (6 exposições) (3,96 média)
- DILSON PEREIRA DINIZ (ITUIUTABA-MG) (93 pontos) (33 plantas) (5 exposições) (2,82 média)
10º - JOSE ANTONIO RAZEIRA (SALTO-SP) (92 pontos) (30 plantas) (5 exposições) (3,07 média)


Nenhum comentário: