Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quarta-feira, 19 de março de 2014

ORQUIPIRA visita 90ª Exposição de Orquídeas da AOSP

Como todos nós habitualmente fazemos no início do ano, também a ORQUIPIRA  listou suas resoluções de ano novo e uma delas é a de aumentar nossas atividades sócio-culturais. Iniciamos as atividades com uma visita á Exposição da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP), no bairro da Liberdade. Fretamos um ônibus, reunimos 43 pessoas entre sócios da ORQUIPIRA e amigos apaixonados por orquídeas e fomos para São Paulo. No caminho, uma grata surpresa, pois no posto Graal 56, na Rodovia dos Bandeirantes, acontecia um encontro de colecionadores de fuscas (existiam outros carros como kombis e brasílias, mas todos da Volkswagen).







A exposição, como sempre, estava maravilhosa, com uma infinidade de plantas de altíssima qualidade e cultivo perfeito. Vimos plantas que dificilmente seriam levadas para outra cidade, pelo porte, raridade e mesmo dificuldade de transporte. As fotos abaixo infelizmente são uma pequena amostra deste indescritível espetáculo, não representando a magnitude do evento. Só quem lá esteve pode saber do que digo.
Phalaenopsis violacea  v. alba
Phalaenopsis violacea v. sumatrana "Shirlei"
Phalaenopsis violacea v. sumatrana "Shirlei"
Acianthera sonderana
Aerangis luteoalba - impressionante conjunto de plantas, de uma espécie de difícil cultivo, florescendo todas simultaneamente
A rara Cattleya pumila v. alba
A ainda mais rara Cattleya pumila  semi-alba flâmea "Imperatriz" - nem vou comentar o tamanho do vaso!!!! Inveja!!!!!
Como na AOSP tudo pode acontecer, outro vaso da  C. pumila "Imperatriz". Quem disse que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar!
Paphiopedilum helenae - planta de pequeno porte com flores excepcionais. Notem a proporção com a etiqueta, que mede 8 cm de altura.
Trichoglottis philipinensis -  melhor espécie estrangeira não americana
Vanda Pompimol X Vanda Kasen"s "Blue Black" - melhor híbrido da exposição
Cattleya labiata v. coerulea - melhor planta da exposição
O troféu conferido a melhor planta da exposição
Dendrobium pseudolamellatum
Bulbophyllum arfakianum - a AOSP julga as plantas expostas em diversas categorias, dividindo-as por gêneros afins, existindo portanto vários prêmios de 1º lugar. Depois entre estes são escolhidas as campeãs da exposição.
Além da incrível exposição, o passeio contempla também um passeio pelas ruas do bairro orienta, com suas lojas, a tradicional feira de artes da Liberdade e esta bela visão das quaresmeiras em flor na Av. 23 de maio.






Nenhum comentário: