Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 16 de julho de 2013

O que acontece com a CAOB - parte 7?

"Não se opor ao erro é apoiá-lo, não defender a verdade é negá-la."
                                                                           São Tomás de Aquino

Muitos criticam e até sentem-se ofendidos com os comentários que são feitos neste blog. Mais uma vez afirmo que a intenção é mostrar que os erros existem e precisam ser corrigidos, não criticar simples e puramente o trabalho alheio. Quando vi a frase de São Tomás de Aquino, achei que ela fazia muito sentido e por isto continuo aqui. Não critico ninguém, apenas defenderei a verdade.
fonte: www.orquidspecies.com
Jay Pfahl
Como já disse em outra postagem, fiquei alguns dias sem computador e quando finalmente pude comentar o pódio de Capivari, para minha surpresa ele já estava alterado! Isto mesmo! Em Capivari o terceiro lugar da categoria VI foi concedido a um "Dendrochillum Pigmea" (transcrevo literalmente o nome da planilha). Basta realizar uma pequena pesquisa ou visitar sites idôneos como Kew Garden, para sabermos que Dendrochilum (com um "l" só) Pigmea não existe. Não existe como espécie válida, nem como sinônimo! Agora mais atenta, a CAOB percebeu seu erro e corrigiu no site, o nome para Dendrochilum parvulum, este sim um nome válido e que identifica uma planta realmente de tamanho pequeno, mas nem por isto "pigmea". Será que a atenção e a correção são frutos das observações deste blog? Infelizmente nesta matemática, um acerto não anula um erro. Além de adulterar a planilha de pódio, inutilizando o documento entregue no final da exposição (do qual publico foto parcial, comprovando o fato), fico surpreso com os vários pesos e medidas adotados pela CAOB, pois esta planta estava com o nome errado e portanto pelos seus próprios critérios, deveria ser julgada com letra "I" (nomenclatura incorreta)  e não ser agraciada com pódio. Como explicar que plantas de Piracicaba, com nomes completamente dentro das normas vigentes e teoricamente aceitas pela CAOB, recebam "I" e não seja admitido pelo seu presidente uma revisão, dizendo que reclamamos demais e muito tarde e que já não dá mais para corrigir. Fica provado que é possível sim corrigir, principalmente quando é para esconder mais um erro da coordenadoria, basta querer. Temos várias plantas julgadas de forma incorreta e nenhuma correção foi feita, nem desculpas recebemos e agora a CAOB além de corrigir ainda agracia o erro com pódio. Cale-se quem quiser, aceite quem conseguir digerir a bagunça, mas nunca entenderei o porque destas atitudes parciais e desrespeitosas. Infelizmente não é isso que espero da CAOB!




Nenhum comentário: