Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 11 de junho de 2013

A mão do homem e a natureza

C. walkeriana no alto do galho 3 uma touceira de C. trianae na parte inferior
A interferência humana na natureza é imensa e cria situações inusitadas. Sempre que uma orquídea tem forma ruim, está mais próxima da morte que da floração, ou qualquer dificuldade que apareça, tenho o hábito de amarrá-la em uma árvore ao invés de simplesmente cometer eutanásia. Este hábito trás várias surpresas, pois como já citei anteriormente, em geral o abandono à própria sorte, faz bem as orquídeas e quando menos esperamos, encontramos a mesma bela e florida. Outra surpresa é encontrarmos floridas na mesma árvore espécies de habitats bem distantes e portanto muito diferentes. Vejam as fotos do "habitat", onde tenho Cattleya walkeriana e Cattleya trianae floridas simultaneamente. Coisas do ser humano!
 
 

Um comentário:

rodrigo.orlandi disse...

Não achei essa triane tao ruim assim ....se quiser me mandar uma muda aqui pra Jaboticabal eu aceito....a proposito aquele bracteosum é covardia hein ...hehehe
Um abraço