Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Meristema: réplica de uma planta premiada ou não?

Quando nos deparamos com o meristema de uma orquídea de excelente qualidade, enxergamos a possibilidade de também possuirmos aquela maravilha. Muitas vezes nossas espectativas não são alcançadas e ficamos com a dúvida se ocorreu uma falha no processo de meristemagem (degeneração por excesso de divisões, mutação, etc) ou se fomos enganados. Por este motivo, sempre o corte da planta original terá maior valor  que o do clone obtido por meristemagem.
Há poucos dias postei um texto falando da planta premiada em Leme, um cruzamento de Cattleya Little Miss Charming x Rhyncholaeliocattleya Chinese Bronze. Esta excepcional planta, foi meristemada pelo Salvador Gorni, proprietário do Orquidário da Serra, de São Pedro e agora as primeiras plantas clonadas estão florindo. Para surpresa geral, aproximadamente 10% do lote está florindo com uma mutação, apresentando flores trilabelo. Pela alta porcentagem e pela semelhança das plantas mutantes, acredito que a variação genética aconteceu em um dos protocórmios iniciais e que este passou a ser dividido e multiplicado, gerando assim clones da planta trilabelo. Fica a prova portanto que meristema não é garantia de cópia perfeita da planta original e que a variação pode ser muito maior do que imaginávamos. Mutações a parte, até que o resultado final ficou agradével (ainda prefiro a plata original).

Planta premiada em Leme - corte da planta original
Primeira floração de um dos meristemas
Perfil da planta acima
Planta mutante - trilabelo

Nenhum comentário: