Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A difícil tarefa de separar o joio do trigo

Joio (Lolium temulentum)
O joio (Lolium temulentum), planta semelhante ao trigo (várias espécies do gênero Triticum) e considerado erva daninha e até mesmo venenosa, prejudica a qualidade do trigo, mesmo se presente em pequenas quantidades quando do seu beneficiamento. Separar o joio do trigo não é tarefa fácil e serviu de parábola até mesmo na Bíblia, no Evangelho segundo Mateus, exemplificando o bem e o mal ou mesmo pessoas boas e más.
Quando realizamos um trabalho sério, gostamos de ser reconhecidos pelo mesmo e não é agradável ver colocado em um mesmo cesto, todos aqueles que realizam algo meramente parecido (só para os míopes ou os mais desatentos).
A Associação Orquidófila Piracicabana desenvolve um trabalho sério desde o seu ressurgimento há 14 anos. Trabalhamos com afinco, divulgando a orquidofilia e o nome de nossa cidade. Participamos semanalmente e com magnífico desempenho, das exposições do calendário da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil, não apenas no estado de São Paulo, mas em vários estados vizinhos, totalizando aproximadamente 40 participações ao ano. Percorremos milhares de quilômetros anualmente, com veículo e recursos próprios. Somos bicampeões nacionais (2010 e 2011) e caminhamos firmes para o tricampeonato em 2012. Em 2011 obtivemos também o terceiro, sexto e sétimo lugares no ranking dos 10 melhores colecionadores individuais e o primeiro e segundo lugares no ranking de calouros. Realizamos exposições nacionais, recebendo mais de 40 cidades convidadas, arcando com despesas de hospedagem e alimentação para as entidades irmãs. Ministramos periodicamente cursos gratuitos de cultivo, básicos e avançados, para estimular novos colecionadores e aqueles que simplesmente admiram uma orquídea. Já realizamos inúmeras mostras, sem qualquer patrocínio e também sem a venda de qualquer produto, apenas para divulgar a entidade e a orquidofilia. Podemos citar alguns exemplos: o evento Ópera na Primavera, em parceria com a Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, realizado na Biblioteca Municipal Dr Ricardo Ferraz de Arruda; a mostra no zoológico municipal, com cursos gratuitos de cultivo, a parceria com o supermercado Enxuto em comemoração a semana do meio ambiente, etc Participamos também em 2011 do evento meu verde...minha vida, no Parque da Rua do Porto, sucesso absoluto de público e voltado especialmente para as crianças, onde entre outras atividades realizamos o plantio de mudas nas árvores do local, ato este que já praticamos em todas as nossas exposições.
Há anos somos membros eleitos do Conselho Deliberativo da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil, contribuindo com o desenvolvimento da orquidofilia nacional. Ressaltamos que esta função, como todas as outras desempenhadas dentro da associação não são remuneradas.
Em 2011 publicamos com recursos próprios o primeiro volume da série Orquídeas do Brasil - Oncidiinae I, com tiragem de 2100 exemplares, todo a cores e com capa dura. Pretendemos lançar ao todo 16 volumes. esgotando uma revisão de todas as orquídeas do Brasil, um trabalho sem precedentes nos dias atuais (aproveitando a deixa, aceitamos parcerias para os lançamentos futuros).
Para realizar todas estas atividades, financiadas sempre com recursos próprios, participamos todos os sábados de uma feira popular (varejão), da Secretaria Municipal de Abastecimento, no bairro da Paulista, das 8 às 20 hs, com a comercialização de orquídeas adultas e mudas, além de todos os insumos necessários para o cultivo.
Por estes e muitos outros motivos é que não queremos e não podemos ser confundidos com qualquer outra entidade, devendo ficar muito claro em qualquer evento realizado ou apoio solicitado, quem será o beneficiário e não simplesmente deixar como sendo ajuda para a associação de orquídeas, como se tudo fosse uma coisa só. Temos gastos expressivos com todas estas atividades e nenhuma ajuda do setor público. Acreditamos que nosso trabalho contribui para o fortalecimento e o desenvolvimento do turismo local e da divulgação do nome de nossa cidade em todo o país.
Se todos prestarem o mínimo de atenção verão que o joio e o trigo são fáceis de separar, basta querer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens, Robinson

Muito bem dito! Falou e disse!

Apoiado, Olitta