Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Os bastidores de uma exposição

Neste final de semana nosso encontro será em São Carlos. Tradicional evento, com 50 cidades (entidades) presentes anualmente , em 2012 a associação local enfrenta o problema de espaço para acomodar as plantas da exposição. Verificamos o crescimento constante do número de plantas enviadas por cada entidade, como também o credenciamento de novas associações na CAOB. Torna-se imperativo que a coordenadoria das associações (CAOB), crie regras para administrar e profissionalizar as exposições. Hoje todas as decisões são individualizadas, cada cidade tem  autonomia de definir critérios, de estipular número de plantas, cidades convidadas, convite aos juízes, área do evento, etc. Nesta semana a decisão da associação de São Carlos foi a de limitar o número de plantas para cada entidade em 50 vasos. Reto e direto. Doa a quem doer. Pois eu digo: - Para a ORQUIPIRA dói demais!
Em 2011 participamos com 167 plantas, Precisamos sumir com 117 plantas para participar este ano. Na semana passada em Vinhedo, só o Dantas (nosso associado melhor classificado no campeonato individual), enviou 51 plantas! Para entidades com poucos membros talvez seja fácil escolher as plantas a enviar. Na nossa são muitas pessoas, muitas plantas. 
O maior problema é que para chegar até uma exposição, são muitas as etapas vencidas por aquela planta. Cultivamos a planta por um ano, pois em geral esta é a periodicidade da floração e se tudo transcorrer perfeitamente, sem pragas, doenças, frio, sol, geada, acidentes, mal olhado ou qualquer coisa que possa prejudicar o desenvolvimento da flor que é o objetivo final, ou mesmo o aspecto da planta; inviabilizando sua apresentação em uma exposição, chega a hora de estaquear a haste floral, lavar o vaso, retirar as plantas invasoras (mato), cortar folhas velhas, hastes secas, conferir a nomenclatura correta e mais atualizada, escrever a etiqueta, colocá-la adequadamente presa ao vaso, levá-la até o local marcado para concentrar todos os vasos e finalmente montar a planilha e carregar o caminhão. Acontece que depois de tudo isso, como simplesmente pedimos para o associado levar o vaso embora pois já esgotamos a cota ou acreditamos que sua planta é mais "feia e mal cultivada" que a de alguém. Acontece que todos preferem evitar o transtorno e não levar nenhuma planta. Não ter trabalho inútil. Não perder a viagem, Com isso chegamos a achar que nem 50 plantas teríamos para o evento. No final viajam plantas piores, de menor qualidade técnica.
Espero que tudo transcorra em paz para São Carlos. Que o espaço seja adequado, que as plantas fiquem bem acomodadas, que seja um sucesso de público. Em 2011 foram 14 entidades que enviaram mais de 50 plantas e 35 com menos. Se todas mandarem 50 este ano, o objetivo de reduzir o número de vasos expostos não será atingido, já que apenas alguns foram limitados. 
Não quero profetizar nada. Esperarei o resultado ansioso como sempre para depois analisar os fatos reais;
Já que os preparativos foram complicados, vamos torcer por uma boa exposição.
PS: depois de tanto malabarismo, estamos enviando 54 plantas. Não conseguimos tirar as 4 últimas. Desculpem.
PS2: Pior ainda é que em algumas semanas não recebemos convite para a exposição e as plantas cultivadas por um ano, nem de casa saem para passear. Vamos coordenar CAOB.

2 comentários:

pc disse...

pode desabafar mesmo,que vc esta certo!sera que esta semana eu fiz algum podium? pc

Cido disse...

Realmente, é preciso ter critérios, regras...p/ garantir igualdade de condições aos participantes !