Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dendrobium aphyllum (Roxb.) C.E.C.Fisch. (1928)

Planta de fácil cultivo e grande beleza quando florida, esta é uma das plantas indicadas aos iniciantes na orquidofilia, pois com ela o sucesso é garantido.
O Dendrobium aphyllum é mais conhecido em nosso meio por Dendrobium pierardii Roxb. ex Hook (1822), e apresenta diversos sinônimos. Foi descrito inicialmente como Limodorum aphyllum Roxb. (1795), mas também foi chamado de Cymbidium aphyllum Roxb, (1799), Epidendrum aphyllum Roxb. (1810), Callista aphylla (Roxb.) Kuntze (1891), Dendrobium cucullatum R. Br. (1821), Dendrobium pierardii var. cucullatum (R. Br)Hook. f. (1890), Dendrobium oxyphyllum Gagnep. (1950), Dendrobium madrasense A. D. Hawkes (1963), Dendrobium aphyllum var. cucullatum (R. Br) P. K. Sarkar (1984), Dendrobium aphyllum var. katakianum I. Barua, (2001).
O termo Dendrobium, deriva das palavras gregas "dendron", que significa árvore e "bios", que significa vida e aphyllum é formado pelo prefixo "a", que traz a ideia de ausência, negação, falta e "phyllos"", folha, referindo-se a ausência de folhas durante o seu período de floração.
Encontrada do Nepal ao sul da China e na Malásia, tem hábito epífita ou rupícola. Floresce entre o final do inverno e início da primavera. Com longos pseudobulbos pendentes, seu transporte é difícil, o que dificulta a presença de grandes plantas em exposições. Produz keikes com facilidade e podemos cortar alguns pseudobulbos que já floresceram e prendê-los  sobre o substrato, circundando toda a borda do vaso, criando após alguns anos de cultivo um belo efeito de cascata de flores.
Os vasos  mostrados nestas fotos não recebem cuidados especiais (na verdade não recebem  nenhum cuidado) pois estão presos a um grande flamboyant, liberando espaço dentro do orquidário. Tenho 3 variedades de coloração. Aqui vemos apenas 2 delas: a tipo e a suave. A outra planta que é mais escura, floresce sempre depois, impedindo o registro fotográfico das 3 simultaneamente.

coloração tipo
coloração suave





Nenhum comentário: