Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quinta-feira, 3 de março de 2011

Melhor planta da noite e palestra de irrigação - reunião de 01/03/11

Na última terça-feita, recebemos o engenheiro agrônomo Leandro Fellet Lourenço, da empresa Vérdia,, especializada em tecnologia para áreas verdes, atuando no segmento de irrigação, nutrição e proteção vegetal.Há oito anos no ,mercado e há dois em Piracicaba, a empresa possui além de experiência em orquidários amadores e profissionais, projetos em paisagismo, produção agrícola em geral, gramados, etc.
Durante a palestra, o agrônomo confessou-se surpreso, pois ao contrário da voz corrente de que em Piracicaba só temos cana, nossa diversidade de produção é muito maior e o campo de trabalho relacionado a irrigação em projetos de paisagismo também é bastante amplo.
Durante aproximadamente 1h30, discorreu sobre os tipos de irrigação, variedade de materiais e tecnologias, benefícios e fertirrigação. Os presentes aproveitaram para sanar suas dúvidas e tenho certeza que muitos agora perceberam ser completamente viável e muito vantajoso a instalação de pequenos projetos de irrigação em nossos orquidários.
Para os interessados o contato com a Vérdia pode ser feito pelo telefone(19) 3041-0011 ou diretamente na Rua João Miguel Japur nº 36.
Será marcado para breve um novo encontro com o Leandro para falarmos especificamente de fertirrigação. Aguardem.
Na continuidade da noite, além das atividades rotineiras da associação, foi eleita a melhor planta ali presente.
O ganhador foi novamente o Fernando olitta, com um belo exemplar de Trichoglottis brachiata.
Planta originária das Filipinas, em altitudes que vão do nível do mar até aproximadamente 300 m, era antigamente considerada uma variedade da Trichoglottis philippinensis, mas hoje é classificada como uma espécie a parte. Antigamente também era denominada Trichoglottis atropurpurea. Com encantadoras flores perfumadas de aproximadamente 6 cm de diâmetro e coloração vermelho intenso, é muito fácil de ser reconhecida. Tem crescimento monopodial vigoroso, com comportamento epífita no seu habitat e de fácil crecimento quando em cultivo.
Vejam a foto da planta campeã da noite:
*Obs: por algum mistério que desconheço, as fotos da planta inteira, feitas com a máquina na vertical e não na horizontal, sempre que colocadas no blog voltam a posição original, independente do programa que usei para manipular a imagem???? Acreditem que a planta toda tinha mais ou menos 1 metro e inúmeras flores. Desculpem

Nenhum comentário: