Bem vindos

O crescimento da Associação Orquidófila Piracicabana - ORQUIPIRA foi a mola propulsora para a criação deste canal de comunicação, já que realizamos inúmeras atividades e nem sempre a divulgação dos eventos era feita de modo adequado. Utilize este espaço para sugerir, opinar, criticar, divulgar eventos relacionados a orquidofilia. Queremos fazer deste blog uma ferramenta importante para cada aficcionado pelas orquídeas.

Saudações orquidófilas

Robinson Viegas dos Reis
Presidente da ORQUIPIRA

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Momento Cultural III - A Baunilha

A baunilha, não esta essência sintética batizada com o mesmo nome, mas a fina especiaria responsável por aromatizar as mais delicadas alquimias culinárias, nada mais é que o fruto de algumas espécies do gênero Vanilla. A mais cara e fina das vagens (forma do fruto) é obtida da Vanilla planifolia e produzida atualmente em Madagascar, Comoros e Reunião, ilhas do Oceano Índico e conhecida como baunilha Bourbon-Madagascar.
Oriunda das Américas a Vanilla planifolia foi levada pelos conquistadores Espanhóis para a Europa juntamente com o chocolate, difundindo-se posteriormente e passando a ser comercialmente cultivada..O aspecto vegetativo das Vanillas é interessante, assemelhando-se a cipós, trepadeiras, com plantas ultrapassando 20 metros de comprimento.
Ficheiro:Vanilla planifolia 1.jpg
Vanilla planifolia
Flores recentemente polinizadas e inicio da formação dos frutos
Frutos ainda verdes



Frutos da baunilha prontos para uso 

Plantação comercial para produção da baunilha

Acesse o link de um empório em Curitiba e surpreenda-se com o valor desta especiaria:     
                                              Empório Marco Polo                    

Um comentário:

Adriane disse...

Bem....como foi indicação minha este tema, não poderia deixar de dizer que a baunilha é sem dúvida uma das mais importantes iguarias para a culinária, utilizada em todas as culturas. Sendo assim, segue uma sobremesa deliciosa e que o charme e sabor se deve à baunilha! beijo e bom apetite!!
Crème Brulée (xiii!acho que não escrevi certo!!)
Ingredientes
750ml de creme de leite
250ml de leite
280 gramas de açúcar de baunilha caseiro
12 gemas
2 favas de baunilha
Preparo
Ferva o leite, creme de leite e favas de baunilha para infusão. Bata as gemas e o açúcar até dissolver os grãos de açúcar. Depois, jogue o leite quente em cima da gemada com as favas. Misture e deixe em infusão por 1 hora.
Tire a espuma que ficou e as favas de baunilha e peneire. Em seguida, coloque em ramequins e levar ao forno em banho Maria (110graus) por 1 hora. Resfrie e na hora coloque açúcar em cima e queime no maçarico.
Uma dica: “pode secar as favas e deixar para bater no liquidificador, fazer um pó e misturar no açúcar refinado para temperar e aromatizar o açúcar e usar em outras preparações, já que as favas custam caro”.
Ahhhhhh!!nem pense nas calorias!!!! haha